Iron Maiden encerra turnê histórica 'The Future Past' com show épico e despedida emocionante em São Paulo

2:23 PM

Iron Maiden em São Paulo - Foto: Ingrid Natalie

Banda celebra a trajetória com clássicos, surpresas no repertório e uma despedida emocionante do baterista Nicko McBrain após 42 anos de carreira

Texto: Ingrid Natalie 

Iron Maiden concluiu a turnê "The Future Past" com uma apresentação inesquecível no Allianz Parque, em São Paulo, neste último sábado (7). A banda já havia se apresentado na sexta-feira (6) para um estádio lotado, e muitos fãs não hesitaram em repetir a dose no dia seguinte. Afinal, quem resistiria a assistir duas vezes uma das maiores bandas de heavy metal do planeta?

Um dos destaques dessa turnê está no repertório. Conhecida por manter setlists consistentes, a banda surpreendeu ao revisitar o aclamado álbum "Somewhere In Time" (1986), incluindo músicas grandiosas como "Caught Somewhere In Time" e "Alexander The Great". Além disso, seguiram promovendo seu mais recente trabalho, "Senjutsu" (2021), equilibrando novidades com nostalgia.

NÃO É SOMENTE UM SHOW, É UM ESPETÁCULO!

A atmosfera para o show começa a ser criada minutos antes da banda subir ao palco. Sete minutos antes da entrada da Donzela de Ferro, o clássico "Doctor, Doctor", do UFO, ecoa pelo estádio. A escolha da música é um tributo à influência da banda no baixista Steve Harris. Em seguida, o tema do filme "Blade Runner" (1982) dá continuidade ao prelúdio, conectando-se ao conceito futurista e à icônica capa do álbum "Somewhere In Time"

Iron Maiden em São Paulo - Foto: Ingrid Natalie

Finalmente, a introdução pré-gravada de "Caught Somewhere In Time" anuncia a entrada triunfal de Steve Harris, Bruce Dickinson, Nicko McBrain e dos guitarristas Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers no palco às 21h. Os fãs vão ao delírio!

O Iron Maiden se destaca não apenas pela excelência técnica de seus músicos, mas também pela riqueza dos cenários, que se transformam a cada música. Com cores vibrantes, temas cativantes e a presença imponente de Eddie, o icônico mascote da banda, o show transcende os limites de um típico espetáculo de heavy metal, entregando uma experiência visual e sonora única.

SOMEWHERE IN TIME 

O álbum "Somewhere In Time" é um dos mais apreciados pelos fãs e definitivamente merecia ser revisitado. As músicas "Caught Somewhere In Time" e "Stranger In a Strange Land" foram executadas em sequência assim como no registro de estúdio. O público cantou com muito entusiasmo. Outro momento marcante foi "Heaven Can Wait", que ganhou ainda mais energia com uma divertida interação entre Bruce Dickinson e Eddie, encenando um "bang-bang" no palco.

Em meio a tantos resgates, o Maiden surpreendeu os fãs nesta turnê com a estreia ao vivo de "Alexander the Great". A fantástica do álbum de 1986, inexplicavelmente ausente dos shows até então, finalmente ganhou vida no palco — e valeu a espera. Se o entusiasmo do público brasileiro foi replicado em outros países, é provável que a faixa, que narra a vida e as conquistas de Alexandre, o Grande, Rei da Macedônia, tenha vindo para ficar no repertório da banda.

Iron Maiden em São Paulo - Foto: Ingrid Natalie

ENTRE NOVIDADES E CLÁSSICOS 

"Fear of the Dark", inclusão quase certa nos setlists do Iron Maiden, novamente marcou presença. O clássico, um dos maiores sucessos da banda, é sempre recebido com entusiasmo pelo público, que cantou a plenos pulmões cada verso e riff. Já a rápida e vibrante "Iron Maiden", provavelmente a música mais tocada ao longo da carreira da banda, não poderia ficar de fora. Como esperado, Bruce Dickinson deu início à performance com o icônico grito: "Scream for me, Brazil!".

Das novidades (não tão novas assim), o público conferiu "The Writing On The Wall", "Days Of The Future Past", "Time Machine" e "Death Of The Celts". Todas as músicas estão presentes no álbum "Senjtsu" de 2021. Destaque para "Death Of The Celts" que ganhou luzes verdes pela letra abordar a repressão vivida pelo povo celta em tempos primórdios.

Iron Maiden em São Paulo - Foto: Ingrid Natalie

ENCORE FUGINDO DA OBVIDADE 

Após um breve intervalo, a banda retorna com a música "Hell On Earth" que possui um instrumental de tirar o fôlego. A introdução mais melancólica constrói um ar mais reflexivo, até a explosão das guitarras, baixo e bateria, isso sem falar da performance vocal impecável de Bruce Dickinson. Já na sequência, a conhecida "The Trooper" que empolgou todos os fãs. "Wasted Years" foi a escolhida para fechar o show de forma emblemática e reforçar a mensagem de que viver o agora é a melhor opção.

DESPEDIDA DE NICKO MCBRAIN

O segundo show da turnê "The Future Past" na capital paulista foi o último do baterista Nicko McBrain que esteve com o Iron Maiden por 42 anos. Ele anunciou que deixaria de excursionar com a banda na manhã do dia 7 de dezembro. O músico está se recuperando de um AVC que apesar de ter sido de grau leve, ele reconhece que aos 72 anos de idade, precisa escolher um ritmo de vida mais devagar. Coincidência ou não, ele entregou uma performance admirável em sua última apresentação. Precisou fazer algumas adaptações em algumas músicas, é verdade, mas encantou imensamente os fãs que reconhecem e prometem guardar seu legado pra sempre. 

FUTURO DO IRON MAIDEN

A banda seguirá firme e forte em 2025 com a turnê comemorativa “Run for Your Lives”, celebrando cinco décadas de trajetória. O novo baterista será Simon Dawson que já trabalha com Steve Harris na banda British Lion. 

SETLIST COMPLETO

1. Caught Somewhere in Time
2. Stranger in a Strange Land
3. The Writing on the Wall
4. Days of Future Past
5. The Time Machine
6. The Prisoner
7. Death of the Celts
8. Can I Play With Madness
9. Heaven Can Wait
10. Alexander the Great
11. Fear of the Dark
12. Iron Maiden
Encore:
13. Hell on Earth
14. The Trooper
15. Wasted Years

Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!