Eric Clapton entrega duas performances fantásticas no Vibra SP e no Allianz Parque

12:11 PM

Eric Clapton e banda durante show no Vibra SP - Foto: Ingrid Natalie 

Eric Clapton e banda durante show no Allianz Parque - Foto: Ingrid Natalie

Próximo dos 80 anos, o músico inglês mantém ótima presença de palco e possui um repertório tão vasto que dificulta a escolha do setlist. Mas ele soube agradar a todos.

Texto: Ingrid Natalie (instagram: @femalerocksquad) 

Erick Clapton, considerados um dos melhores guitarristas da história do rock'n'roll, voltou a São Paulo neste sábado (28) e domingo (29), respectivamente no Vibra SP e no Allianz Parque. Aos 79 anos, o lendário músico entregou performances memoráveis de praticamente duas horas cada uma delas. Clapton ofereceu aos fãs um verdadeiro banquete de clássicos do rock e do blues com direito a apresentações que priorizaram qualidade técnica e boa música. 

O músico inglês decidiu abrir com “Sunshine of your love”, riff de guitarra simplesmente mágico criado ao lado dos companheiros do Cream. Perfeita escolha para iniciar os trabalhos com a energia nas alturas e captar a atenção do público logo de cara. Inclusive, a música ganhou uma introdução estendida. "Badge", mais uma de Clapton com Cream,  "Key to the Highway" cover de Charles Segar e "I'm Your Hoochie Coochie Man" de Willie Dixon fecharam a primeira parte elétrica e pesada do show. Clapton deu uma genuína aula de guitarra, sem excessos, mas com a simplicidade de quem domina com maestria as seis cordas.

MOMENTO ACÚSTICO 

Algo que encanta em apresentações de músicos consagrados é como não se faz necessário uso de efeitos pirotécnicos, telões super estilizados e grandes estripulias para encantar a plateia. Basta o artista e o seu instrumento. Isso aconteceu neste momento. A parte acústica trouxe a suavidade e sutileza do violão. A primeira música foi “Kind Hearted Woman Blues”, seguindo com “Running On Faith”, a belíssima “Change the World” com efusiva reação dos fãs, “Nobody Knows You When You’re Down and Out” e “I Believe in Life”

O destaque da sessão acústica aconteceu em “Tears In Heaven”, canção que Clapton escreveu para o filho Conor, falecido em 1991. A letra da música retrata a dor e a perda que Clapton sentiu. A comoção dos fãs foi unânime durante a execução da música. 

Eric Clapton e Daniel Santiago no Vibra SP - Foto: Ingrid Natalie

O músico brasileiro Daniel Santiago foi convidado tanto no show do Vibra SP quanto do Allianz Parque. Ele tocou ao lado de Clapton as canções "Lonely Stranger""I Believe in Life" e "Tears In Heaven". Pode-se notar um entrosamento entre Santiago e Clapton. Ambos entregaram uma apresentação absolutamente elegante e impecável tecnicamente.  

Eric Clapton e Daniel Santiago durante show no Allianz Parque - Foto: Ingrid Natalie

A VOLTA PARA A GUITARRA ELÉTRICA

O blues foi o carro-chefe do show. Os primeiros hits, alguns acentos de shuffle e uma performance fantástica da banda evidenciaram a liderança de Clapton. 

O retorno ao formato elétrico se deu com "Got to Get Better in a Little While", onde é possível entender o quanto Clapton verdadeiramente ama seu ofício e o dom dele para a guitarra. Em seguida veio "Old Love" e finalizando com os sucessos  “Crossroads”, “Little Queen of Spades” e “Cocaine” que ganhou uma genial introdução em versão bossa nova. 

Após uma breve pausa de 5 minutos, Clapton e sua banda voltam para o palco para tocar "Before You Accuse Me" com um pequeno detalhe: a guitarra do músico inglês tinha a cor da bandeira da Palestina. Um simbolismo devido a declarações passadas de Clapton? Talvez sim. 

PRIVILÉGIO DE PRESENCIAR UMA LENDA DO ROCK'N'ROLL MUNDIAL

Os fãs presentes tanto no Vibra SP quanto no Allianz Parque pediram fortemente por “Layla”, mas infelizmente não foram atendidos. Músicas como “Wonderful Tonight” e também o cover de “I Shot the Sheriff” (Bob Marley and the Wailers) também não foram incluídas no setlist. As músicas citadas não fizeram tanta falta tento em vista o equilíbrio no repertório. No final das contas, o mais significativo é poder encher a boca pra falar: “Eu estive lá”.

Ambos shows foram semelhantes em sua essência. O show no Vibra SP contou com a presença de aproximadamente 6 mil fãs e definitivamente trouxe uma atmosfera mais intimista. Já no Allianz Parque, 45 mil fãs preencheram todos os espaços do estádio e confirmou a grandiosidade de Eric Clapton. Quem pôde ir em qualquer uma das apresentações, saiu com uma sensação de alegria e satisfação de presenciar a performance de uma lenda viva do rock'n'roll mundial que carrega em suas mãos marcas da vida, mas que se transforma magistralmente na guitarra. 

Eric Clapton super a vontade com seu instrumento de ofício - Foto: Ingrid Natalie

SETLIST COMPLETO: 

  • Sunshine of Your Love (canção do Cream)
  • Key to the Highway (Charles Segar cover)
  • I'm Your Hoochie Coochie Man (Willie Dixon cover)
  • Badge (canção do Cream)

Acoustic

  • Kind Hearted Woman Blues (Robert Johnson cover)
  • Running on Faith
  • Change the World (Wynonna Judd cover)
  • Nobody Knows You When You're Down and Out (Jimmy Cox cover)
  • Lonely Stranger (com participação de Daniel Santiago)
  • Believe in Life (com participação de Daniel Santiago)
  • Tears in Heaven (com participação de Daniel Santiago)

Electric

  • Got to Get Better in a Little While (Derek and the Dominos song)
  • Old Love
  • Cross Road Blues (Robert Johnson cover)
  • Little Queen of Spades (Robert Johnson cover)
  • Cocaine (J.J. Cale cover) (Bossa Nova intro)
Encore:

  • Before You Accuse Me (Bo Diddley cover) (com participação de Gary Clark Jr. no show no Vibra SP e de Daniel Santiago no Allianz Parque)

Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!