Tem idade para gostar de k-pop? A vinda de Cha Eun-woo para o Brasil prova que não há lugar para etarismo
12:46 PMFãs de todas as idades foram a busca de ingressos para o show do artista sul-coreano que se apresenta no dia 01 de junho no Vibra SP
Texto: Ingrid Natalie (instagram: @femalerocksquad)
Por que será que ainda tantas pessoas criam obstáculos entre o sentimento de um fã por um artista e sua arte especialmente no que se refere a idade? Música é uma linguagem universal que transcende quaisquer barreiras de idioma, gênero, estilo e cultura. Afinal, uma música também pode ser sentida pela alma do seu ouvinte especialmente através da sonoridade e da mensagem que ela quer transmitir.
Cada vez mais é observado o k-pop crescendo no Brasil, principalmente na faixa etária de mulheres acima de 30 anos. Um gênero, que logo de início foi rotulado somente para jovens, tem se expandido consideravelmente em vários grupos. Fato interessante e que comprova que não há obstáculos de idioma e muito menos de idade quando o assunto é música.
Cha Eun-woo, um dos artistas sul-coreanos de maior relevância na atualidade, traz a sua turnê "Just One 10 Minute: Mystery Elevator" para São Paulo no dia 01 de junho no Vibra SP. O show, com produção da Gig Music, será em promoção de "Entity", seu primeiro álbum solo, e também do seu trabalho como integrante do grupo Astro e ator.
Desde o anúncio do show, a procura na internet pelo nome Cha Eun-woo e Astro cresceu exponencialmente e quando os ingressos começaram a serem vendidos a demanda foi simplesmente absurda. O curioso? Novamente, mulheres adultas que queriam acompanhar a primeira passagem do artista sul-coreano em terras tupiniquins.
Tanto as músicas do Astro quanto as do Cha Eun-woo claramente transmitem um sentimento de unidade, fraternidade e amor que rapidamente criam uma conexão com os fãs. Conversamos com Cidele (ou Delynha como é conhecida) mulher, mãe, esposa e uma aroha (como é o nome do fandom) de 43 anos muito apaixonada pelo Astro desde a estreia do grupo em 2016.
FRS: Vamos partir do princípio, como o Astro entrou na sua vida?
Delynha: O ASTRO entrou na minha vida "por acaso" ( não acredito muito em acasos, mas vamos lá). Foi um achado, num dia qualquer, procurando coisas aleatórias pra distrair , achei esse grupo de meninos com uma energia surreal, que me atraiu desde o primeiro vídeo. Eles tem uma energia incrível, impossível não se encantar!
FRS: 'Aroha' é o nome conferido ao fandom do Astro e tem um significado forte sobre amor. Quando que você percebeu que havia se tornado uma aroha?
Delynha: Quando me via sorrindo ao assisti-los, e me dei conta que estava acordando de madrugada pra poder ver uma "simples" live (risos). Não queria perder nada deles, e nossos horários não batem né? Só por amor a gente faz isso.
Cidele com seu lightstick e álbum do Cha Eun-woo |
FRS: Muitas pessoas associam o k-pop a pessoas mais jovens, mas a realidade é que música é uma linguagem universal e que não tem barreiras de idade, gênero ou etnia. Qual a importância para você expressar sua admiração pelo Astro mesmo sendo 30+?
Delynha: Mais 40 né? (risos) Realmente não se pode, nem deve impor que pela sua idade você pode ou não gostar de determinado estilo musical. Música é música! E música transcende barreiras, ela simplesmente te conquista e pronto. Música cura, liberta, contagia! Tenho maior orgulho de falar sobre ASTRO, e sobre o quanto suas músicas me alegram. São contagiantes, pra cima, não tem como não ficar feliz com elas.
FRS: Até um fenômeno crescente no Brasil vermos especialmente mulheres acima de 30 anos se identificando com k-pop, mas às vezes com medo de julgamento ao dizer que gosta do estilo. O que você diria para essas fãs?
Delynha: Não deixem que a opinião dos outros te coloquem em caixas, e te limitem! Se te faz feliz, não precisa fazer sentido para os outros.
FRS: Cha Eun-woo será o primeiro membro do Astro a pisar em terras brasileiras. O que esse show significa para você?
Delynha: O começo da realização de um sonho, um conforto para nosso coração que esperamos por eles a tanto tempo. Um verdadeiro presente! Estou muito ansiosa e animada por esse encontro, que vai acontecer bem no mês do meu aniversário, um baita presente. Só alegria!
FRS: Por fim, o que você diria para as baby arohas, que estão conhecendo o grupo agora?
Delynha: Sejam muito bem vindas e, recebam todo esse amor que os meninos transmitem. Eles são incríveis, vocês vão se apaixonar cada vez mais 💜
1 comentários
Amei a matéria e concordo que, para ser fã de um artista, não tem limite de idade mesmo, o que importa é o sentimento, a energia e as amizades incríveis que chegam através deles. Como a Delynha disse: "Não deixem que a opinião dos outros te coloquem em caixas, e te limitem! Se te faz feliz, não precisa fazer sentido para os outros."
ReplyDeleteNão esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!