Summer Breeze Festival fecha a segunda edição com saldo positivo

5:00 PM

Segunda edição brasileira do festival foi um grande sucesso 

Texto: Ingrid Natalie (Instagram: @femalerocksquad) 

Nos dias 26, 27 e 28 de abril aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo, a segunda edição brasileira do Summer Breeze, o tradicional festival alemão de música pesada. Cerca de 35 mil pessoas por dia puderam apreciar shows históricos de grandes nomes do rock'n'roll mundial como Mr. Big, Gene Simmons Band, Lacuna Coil, Hammerfall, Epica, Within Temptation, Anthrax, Mercyful Fate e Killswitch Engage, entre muitos outros.

Com uma recepção calorosa do público, a organização do festival Summer Breeze Open Air Brasil confirma sua terceira edição com dois dias para 2025. O festival ocorrerá nos dias 3 e 4 de maio de 2025, e desta vez terá um "esquenta" no dia 2 de maio, ambos no Memorial da América Latina. 

MUDANÇAS DE ESTRUTURA

Assim como a primeira edição de 2023, a produção manteve os dois palcos principais Ice Stage e Hot Stage um ao lado do outro. O acesso ao Sun Stage, terceiro palco principal, continuou através de uma passarela que levava a segunda área do festival que abrigou a Expo Horror, a feira geek, o espaço da signing sessions e espaço kids. A novidade veio do Wave Stage que saiu do teatro e foi montado do lado externo e ficou livre para todos os visitantes que assistiram shows do Electric Mob, Sioux 66, Nite Stinger. 

Os shows começaram pontualmente e manteve a mesma excelência de estrutura para o público que contou com diversas áreas de alimentação, sanitários, posto médico e guarda-volumes. 

As únicas observações negativas estão nos postos de hidratação que infelizmente eram poucos, além do fato de estarem distantes, e também a proteção do sol que foi forte nos três dias de festival e algo pontuado por todos que presentes. 

Logo abaixo um resumo dos shows que conseguimos acompanhar.

SEXTA-FEIRA: HARD ROCK, BABY!

Sebastian Bach durante apresentação no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

Sebastian Bach era uma das grandes atrações do palco Hot do dia 26. O icônico vocalista ofereceu ao público muita nostalgia. Boa parte do repertório se baseou nos dois primeiros discos do Skid Row, sua antiga banda. Entre os clássicos os fãs puderam conferir "18 and Life", "Piece of Me", "Slave to the Grind" e "Monkey Business". O público estava notoriamente se divertindo e respondia efusivamente a cada interação do "Tião", apelido carinhoso dado a Sebastian e que era repetido constantemente. 

Bach também arriscou à capella em "Wasted Time" e ainda pudemos ouvir ao vivo o clássico "I Remember You". É fato que os excessos na juventude, podem ter influenciado o desempenho da voz de Sebastian Bach que chegou a atingir os agudos em alguns momentos, mas não conseguiu sustentar por muito tempo. Contudo, o cantor estava visivelmente feliz e exibiu um carisma sem igual!

Mr. Big durante apresentação no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

Logo em seguida, veio o Mr. Big que proporcionou um dos shows mais emblemáticos desta edição do Summer Breeze. Apesar de terem afirmado que seria uma despedida dos palcos, Eric Martin (voz), Paul Gilbert (guitarra), Billy Sheehan (baixo) e Nick D’Virgilio (bateria) mostraram que tem muito gás e talento ainda. Impressionante como o quarteto esbanjou qualidade técnica, mas sem exibicionismo. 

Eric Martin (Mr. Big) durante show no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie


Eles aliaram na medida certa virtuose e carisma. Dentre as músicas escolhidas para o repertório tiveram as explosivas "Addicted to That Rush", "Alive and Kickin'", "My Kinda Woman", a lindíssima balada "To Be With You", a ótima versão de "Wild World" de Cat Stevens e um tributo a The Who com a música "Baba O'Riley"

Ainda no final do dia 26, assistimos ao show de um leve e descontraído Gene Simmons que escolheu o Summer Breeze Brasil como a primeira apresentação após o encerramento das atividades do Kiss. O vocalista e baixista veio acompanhado de uma super competente banda: Brent Woods (guitarra) e Jason Walker (guitarra) e Brian Tichy (bateria). O repertório foi recheado por músicas do Kiss. De início o público conferiu "Deuce", "Shout It Out Loud" , "War Machine" e "Detroit Rock City". Ainda teve um tributo ao Motorhead com "Ace Of Spades" e mais Kiss com "Love Gun", "I Was Made For Lovin' You" e fechando o show "Rock and Roll All Nite".

 
SÁBADO: O DIA DELAS! 

Cristina Scabbia (Lacuna Coil) durante apresentação no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

A primeira banda que assistimos no sábado (27) foi Lacuna Coil. O quinteto italiano de metal melódico liderado pela excelente vocalista Cristina Scabia fez um dos shows mais lotados do Ice Stage. O repertório privilegiou os álbuns mais recentes da banda e inclusive com as apresentações das novas "In The Meantime" e "Never Dawn", bem recebidas pelos fãs. "Trip the Darkness", "Heaven’s a Lie" e "Our Truth" extraíram uma reação ainda mais efusiva da plateia. Ainda teve tempo para a ótima versão de "Enjoy The Silence" do Depeche Mode e fecharam em grande estilo com "Nothing Stands In Our Way". 

Simone Simons (Epica) durante show no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

Epica, da vocalista da Simone Simons e do guitarrista Mark Jansen, provou porque é uma das mais importantes bandas de metal melódico da história do rock. Produção impecável com direito a pirotecnia, qualidade instrumental altíssima e até participação de Cristina Scabbia (Lacuna Coil) na música "Storm The Sorrow".  

Simone Simons e Mark Jansen (Epica) durante show no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

O repertório transitou praticamente toda a discografia do grupo holandês, apesar de ter se concentrado nos álbuns "The Quantum Enigma" (2014) e "Omega" (2021), do quais extraíram hits como "Abyss of Time - Countdown to Singularity" (que abriu o show), "The Essence of Silence", "The Skeleton Key" e "Victims of Contingency".

Sharon (Within Temptation) durante show no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

Within Temptation ficou com a responsabilidade de fechar o dia do metal sinfônico do Summer Breeze. Logo na primeira música, "The Reckoning", os fãs se estavam bastante animados e cantaram junto com a vocalista Sharon que estava trajando um bustiê com a bandeira do Brazil. Os refrões das músicas "Paradise (What About Us?)" e "What Have You Done" foram cantados a plenos pulmões pelos fãs enquanto no telão apareciam imagens e também respectivamente as vozes de  Tarja Turunen e Keith Caputo em reprodução pré-gravada. 

DOMINGO: METALCORE E TRASH METAL

Avatar durante show no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

O show da banda sueca Avatar protagonizou um dos shows mais divertidos do Hot Stage. Era possível ver vários fãs trajando suspensórios vermelhos em alusão ao figurino típico da banda e maquiagens imitando o visual do vocalista Johannes Eckerström, um showman nato! Desde a primeira música "Dance Devil Dance" o público respondeu efusivamente a cada interação da banda, especialmente de Johannes, e provou que tinha as letras das músicas na ponta da língua. A execução de "Smells Like A Freakshow" foi uma das mais celebradas.

Anthrax durante show no Summer Breeze - Foto: Ingrid Natalie

Anthrax sempre chega com a responsabilidade de ser um dos big four do trash metal e consegue entregar além de técnica, uma banda que na verdade só quer aproveitar o momento em cima do palco e interagir com os fãs. E assim foi desde o início com "Among The Living" e "Caught In A Mosh", passando também por "Metal Trashing Mad""Keep It In The Family". Ainda teve a participação de Andreas Kisser na música "I am the law" com o público ovacionando o guitarrista. Outro ponto alto foi o convite do Anthrax ao baixista Dan Lilker, também membro fundador da banda, para substituir Frank Bello que não pôde vir ao Brasil por questões pessoais. 

Mercyful Fate trouxe uma produção digna de headliner, um palco que exalou teatralidade, ocultismo e heavy metal da melhor qualidade. King Diamond, vocalista, chegou com toda sua pompa e executou falsetes incríveis logo em "The Oath" que abriu os trabalhos. Mercyful Fate tem em sua formação atual Hank Shermann na guitarra, Bjarne T. Holm na bateria, Mike Wead na guitarra e Becky Baldwin, que apesar de ser a integrante mais recente da banda, se portou com muita maestria. O repertório privilegiou o EP de estreia de 1981, Melissa (1983) e Don't Break the Oath (1984) para alegria dos fãs mais nostálgicos e um ótimo jeito de encerrar o Summer Breeze 2024. 

Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!