Titãs: o pulso pulsou forte e intensamente em São Paulo
11:09 PMÚltimo show em São Paulo da turnê Encontro, da banda Titãs, no Allianz Parque. Folhapress/Bruno Santos 18.jun.2023 |
Banda paulista promoveu uma fantástica viagem pelas quase 4 décadas de carreira e sacramenta ainda mais a sua importância na história do rock'n'roll brasileiro
Por: Ingrid Natalie (instagram: @femalerocksquad)
Que privilégio é poder assistir uma das bandas mais emblemáticas e importantes do rock nacional junta novamente em sua formação clássica. Paulo Miklos, Sérgio Britto, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Nando Reis, Tony Bellotto, Charles Gavin se encontraram novamente e fizeram apresentações espetaculares reunindo aproximadamente 150 mil pessoas no Allianz Parque em São Paulo nos dias 16,17 e 18 de junho. Os fãs puderam celebrar 40 anos de uma carreira irretocável, fantástica e que pulsa tão forte agora quanto no início. Conferimos o último show na capital paulista, terra natal dos Titãs, no domingo (18).
O show durou um pouco mais de 2 horas e privilegiou especialmente os álbuns lançados na década de 80, fase mais áurea da banda. O repertório do dia 18 não diferiu dos dois shows anteriores. Começaram, pontualmente às 20h30, com uma temperatura elevada ao som do sucesso "Diversão", seguindo com "Lugar Nenhum" e "Desordem".
Um pouco antes da execução de "Tô Cansado", Branco Mello visivelmente feliz e lisonjeado com os fãs comentou sobre a vitória em cima de câncer de garganta que havia tirado sua voz em meados de 2018. "Estou feliz esta noite, todas essas noites, com meus velhos queridos amigos de uma vida toda. Fiz uma cirurgia muito grande na garganta, tirei um tumor. Só que agora estou aqui, vivo, curado, me divertindo, falando e ainda vou cantar pra vocês", disse o vocalista que irradiava felicidade e energia.
Em uma banda com tantos integrantes é interessante ver a dinâmica, entrosamento e como cada um teve a chance de brilhar. Arnaldo Antunes dançou do seu jeito único e encantou os fãs nas músicas e clássicos atemporais: "O Pulso" e "Comida". Nando Reis, provavelmente o Titã mais vocal politicamente, mostrou toda sua virtuosidade no contrabaixo e voz única nos sons "Jesus não tem dentes no país dos banguelas", "Família" e na tocante história de "Marvin". Paulo Miklos foi um verdadeiro rockstar, interagia a todo momento com o público, distribuiu beijos em seus companheiros de banda e exibiu uma voz completamente intacta e perfeita. Assim como o tecladista Sérgio Britto que arrebentou em "AA UU" e em "Homem Primata" chamou o público para o coral. O guitarrista Tony Bellotto e baterista Charles Gavin tocaram seus respectivos instrumentos com perfeição.
O show acústico MTV, no final dos anos 90, fez tanto sucesso e foi tão significativo que ganhou espaço no segundo momento do show. Entrou no repertório a belíssima "Epitáfio" antecipada por um vídeo exibido no telão contando um pouco da composição da música. Nesta hora, Sérgio Britto pediu para todos acenderem as luzes dos celulares e logicamente foi atendido. Pronto, um céu repleto de estrelas estava formado dentro do Allianz Parque. Na sequência, eles incluíram "Cegos do Castelo" e "Pra Dizer Adeus".
O saudoso guitarrista Marcelo Fromer foi representado pela filha Alice Fromer que cantou, ainda no formato acústico, ao lado de Arnaldo Antunes as músicas "Toda Cor" e "Não Vou Me Adaptar". Além disso, a cantora também homenageou, junto com Titãs, a rainha do rock nacional, Rita Lee, tocando o hino "Ovelha Negra". E obviamente um tributo ao maravilhoso compositor e cantor Erasmo Carlos e ao rei Roberto Carlos com o clássico "É Preciso Saber Viver".
Já partindo para a última parte do show, o público presente se encheu de mais nostalgia com os clássicos "Flores", "Polícia" e "Bichos Escrotos". Não faltou a coreografia e um sentimento de alegria no grande sucesso "Sonífera Ilha", música que fez os Titãs despontarem no cenário nacional e que concluiu um show simplesmente épico e memorável.
Que delícia foi perceber a alegria e satisfação da banda. A sensação de felicidade era completamente palpável tanto vindo da banda quanto do público. Afinal, foi um show épico, com direito a telões enormes nos quais exibiram imagens dos músicos e alternando com outras imagens em movimento, deixando tudo ainda mais grandioso e digno de uma incrível banda de rock'n'roll composta por músicos competentes. Isso tudo regado a uma história louvável, cheia de hits e letras atemporais que certamente continuarão influenciando as gerações por vir. Obrigada Titãs!
SETLIST COMPLETO:
- Diversão
- Lugar nenhum
- Desordem
- Tô cansado
- Igreja
- Homem primata
- Estado violência
- O pulso
- Comida
- Jesus não tem dentes no país dos banguelas
- Nome aos bois
- Eu não sei fazer música
- Cabeça dinossauro
Set Acústico
- Epitáfio
- Os cegos do castelo
- Pra dizer adeus
- Toda cor (Alice Fromer no vocal)
- Não vou me adaptar (Alice Fromer no vocal)
- Ovelha Negra (Rita Lee cover) (Alice Fromer no vocal)
Set 2
- Família
- Go Back
- É preciso saber viver
- 32 dentes
- Flores
- Televisão
- Porrada
- Polícia
- AA UU
- Bichos escrotos
Encore:
- Miséria
- Marvin
- Sonífera ilha
0 comentários
Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!